Higiene Íntima Masculina

 In Higiene Masculina

Cerca de mil homens amputam o pênis por ano no Brasil por falta de higiene. É o que diz a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Segundo o Dr. Juarez Andrade, coordenador do Serviço de Urologia do Hospital da Bahia, somente no Hospital Aristides Maltez são 7 por mês. Ele ressalta que desde criança os garotos devem ser orientados à higiene correta, que pode evitar os casos de câncer de pênis e até reduzir as chances de adquirir uma doença sexualmente transmissível (DST), inclusive o HIV.

“Quem tem fimose ou dificuldade de expor a glande para a devida limpeza tem uma predisposição a este tipo de cancer, com consequente necessidade de amputação. Então uma simples fimose pode gerar este tipo de problema”, conta o Dr. Juarez. Ele relata ainda que somente no Hospital Aristides Maltez, cerca de 7 homens tem seus órgãos amputados por mês.

“Sem contar com os casos em que não podem mais ser tratados ou que são tratados de maneira menos invasiva que a amputação. Ainda há um número expressivo de pacientes que sequer são diagnosticados. Mas mesmo assim a gente entende que alguns casos são sub diagnosticados e muitos pacientes sequer são tratados.”

HIGIENE CORRETA

Sobre a higiene correta, Dr. Juarez dá dicas para aderir no dia a dia: “Muitos ainda pensam que a limpeza do pênis no banho é simplesmente por fora, no banho. Não pode. Tem que puxar a pela, expor a glande, lavar, enxugar adequadamente, e depois reposicionar. Outra dica extremamente importante é o asseio após a relação sexual. O homem deve urinar e lavar seu órgão”, alerta.

ORIENTAÇÃO AOS PAIS

Quando chega na necessidade da amputação, o custo passa a ser na qualidade de vida: “É uma doença que evolui e mata fazendo sofrer. Muitas vezes leva até à depressão”, conta. Aos pais, Dr. Juarez recomenda: “precisam ficar atentos nas crianças portadoras de fimose, que tem indicação cirúrgica. Elas devem ser operadas o mais cedo possível. E as crianças devem ser orientadas em relação ao asseio de maneira adequada”.

A higiene íntima masculina vai além do apenas enxaguar e ensaboar o órgão genital durante o banho. Saiba que irritações e inflamações podem ser evitadas mantendo a higiene íntima em dia!

O urologista Dr. Rafael F Locali dá 6 dicas para você manter a limpeza total da região genital, confira:

  1. Troque de cueca TODOS os dias;
  2. Quando for ao banheiro lave bem a mãos ANTES e DEPOIS de urinar. A higiene das mãos antes é importante para evitar levar bactéria para a região;
  3. Após urinar, enxugue a ponta do pênis com papel;
  4. A limpeza é essencial após a relação sexual, além de urinar para remover resíduos de sêmen que podem ficar no trato urinário;
  5. Durante o banho, higiene a região com água corrente e sabonete neutro;
  6. Depois de lavar, enxugue bem.

A maioria das doenças relacionadas ao órgão sexual são tratáveis, não espere os problemas se agravarem para procurar ajuda profissional. Consulte o seu urologista regularmente!

Sua saúde é preciosa e deve ser bem cuidada! Essa consciência é importante para que você esteja bem para desfrutar momentos felizes ao redor das pessoas que ama.

Por isso, sempre procure um profissional capacitado para atendê-lo integralmente. As informações neste site pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

× Nos chame no WhatsApp